segunda-feira, 13 de outubro de 2014

"Os recursos para o audiovisual são uma janela de oportunidades", diz Toscano

Especialista em direito do entretenimento falou sobre
direitos autorais. Foto: André Soares/Divulgação
Começou hoje (13) pela manhã a oficina "Mercado audiovisual: direitos autorais, contratos, financiamento", com o advogado paulista Gilberto Toscano. Especialista em direito do entretenimento e gerente da equipe de direito audiovisual e de contratos do escritório Cesnik, Quintino & Salinas, com escritórios em São Paulo e no Rio, Toscano falou para cerca de 30 produtores locais inscritos na atividade promovida pelo Market.Mov, realizada na Sala Aloísio Magalhães, na FUNDAJ do Derby.

"Existe um volume crescente de recursos públicos, por parte de programas do Governo Federal, e também uma fatia deles para o Nordeste. Esta é uma janela de oportunidades", comentou o especialista, que repassou noções sobre direitos autorais e a aplicação prática desse tema na realização de obras audiovisuais. "Se você não se qualificar, e não souber dos requisitos jurídicos e técnicos que são exigidos pela agência reguladora, você não leva (os recursos)".

Toscano também elogiou a interação dos realizadores pernambucanos na oficina, afirmando que o "interesse é sincero". E avaliou que o momento é de preparar o talento local, reconhecido no País inteiro, para expandir ainda mais o mercado. "Existe a vontade de dominar esses mecanismos. São 'n' questões burocráticas, mas elas são acessíveis. E é possível tornar isso parte de uma indústria pernambucana", declarou.

Produtores locais inscritos participam da atividade gratuita,
na Sala Aloísio Magalhães, na FUNDAJ. Foto: André Soares/Divulgação.

Na abertura da oficina, a coordenadora geral do Market.Mov, Tarciana Portella, destacou a importância do cenário atual do audiovisual pernambucano: "O próximo edital do Funcultura Audiovisual terá uma complementação de mais de R$ 8 milhões, já dentro de uma política de desconcentração de recursos do eixo Rio-São Paulo e sob o impacto da Lei da TV Paga, e precisamos estar preparados para captar esses recursos”.

A oficina, com duração de 14 horas-aulas, vai até esta terça-feira (14) e é realizada conjuntamente pela Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), por meio do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE), e pelo Portomídia/Porto Digital, em parceria com o Instituto Delta Zero.



Nenhum comentário:

Postar um comentário